NOTÍCIAS
9 vinhos para presentear no Dia de São Valentim
31-12-1969 21:00

Presentear com vinho é um gesto clássico de carinho e escolher rótulos com apelo romântico e elegância garante um presente memorável para o Dia de São Valetim.
Embora no Brasil o Dia dos Namorados se comemore em 12 de junho, véspera de Santo Antônio, está se tornando cada vez mais comum celebrar também em 14 de fevereiro.
A data, comemorada em muitos países, homenageia o santo que desafiou o imperador romano Cláudio II que, no século III, proibiu os casamentos acreditando que os homens solteiros eram melhores soldados.
O padre Valentim, porém, ignorou a ordem e continuou casando jovens apaixonados em segredo, sendo preso e executado por isso. Está pensando em presentear a pessoa amada com um vinho no Dia de São Valentim? Confira abaixo dicas de rótulos especiais de excelente custo-benefício.
Champagne ou espumante seco (brut) Champagnes e espumantes são um presente coringa, além de perfeitos para momentos de celebração e amor.
Elaborado com o corte clássico de uvas – Pinot Noir, Chardonnay e Pinot Meunier - o Champagne Mandois Brut Origine foi eleito o melhor champagne pela revista Exame em degustação às cegas. Amadureceu 3 anos na cave e apresenta belos sabores de frutas brancas maduras com notas de mel e tostadas, com longo potencial de guarda.
É um rótulo de altíssima qualidade com um excelente custo-benefício. Opções mais em conta são os espumantes produzidos segundo o método tradicional, que é o mesmo dos champagnes, ou seja, com a segunda fermentação em garrafa. Um belíssimo exemplo disso é o Espumante 3B Rosé, elaborado na região portuguesa da Bairrada pela renomada enóloga Filipa Pato, famosa pela agricultura orgânica e biodinâmica.
É um espumante frutado com aromas de framboesa, fermento de pão e toques tostados. Vinho rosé A cor e o perfil aromático combinam com clima romântico, além de ser rótulos ótimos para brindar ou acompanhar pequenas entradas.
O Le Rosé de Floridene, vinho francês da região de Bordeaux assinado pela famosa vinícola Domaine Denis Dubourdieu, é especialmente fresco e delicado.
No nariz, intensos aromas de groselha, maracujá e morango.
Em boca, é seco, saboroso e refrescante.
A relação custo-benefício é excelente. Pinot Noir Considerada uma das uvas tintas mais nobres do mundo, a Pinot Noir é capaz de produzir vinhos tintos maravilhosos, como os da região francesa da Borgonha. Experimente o Moillard Côte-de-Nuits-Villages Vieilles Vignes, produzido com vinhas velhas na prestigiada Côte-de-Nuits.
É um vinho muito especial que amadureceu entre 10 e 12 meses em barricas de carvalho francês. Apresenta aromas intensos de frutas escuras, como cassis e mirtilo, aliados a notas de baunilha, anis e toques tostados da madeira.
No paladar, revela taninos finos, corpo médio, muita complexidade e excelente acidez.
Malbec ou Cabernet Sauvignon Estas duas uvas tintas – icônicas na Argentina e Chile – são muito apreciadas pelos brasileiros por dar vida a vinhos mais encorpados e estruturados, perfeitos para harmonizar bem com carnes e churrasco. Como o Santa Carolina El Pacto Acordo nº 1 Cabernet Sauvignon, perfeito para quem busca um Cabernet chileno de grande personalidade e complexidade, com aromas de frutas frescas e nuances de tabaco.
No paladar, revela uma estrutura encorpada, com taninos macios e um final persistente.
Amadureceu 12 meses em barrica de carvalho. O argentino Norton D.O.C.
Malbec é outra escolha certeira.
Com 6 meses de amadurecimento em barricas francesas, 9 meses em tanques de concreto e 3 meses em garrafa, é um ícone dos vinhos argentinos, caracterizado por seu excelente corpo, cor intensa, aromas complexos e final persistente.
Vinho de sobremesa Esses vinhos são ideais para fechar a noite com doce e elegância, seja sozinhos e para acompanhar sobremesas.
Belíssimos exemplos são o vinho da Madeira, o Porto e o Moscatel de Setúbal. Prove o Justino's Madeira 3 anos Doce, envelhecido 3 anos em barris de carvalho, o que lhe confere uma cor âmbar intensa e aromas de frutas secas, uvas passas, café e caramelo.
Em boca, é macio e equilibrado, com uma acidez marcante e um final longo e agradável. Já o Porto Messias Tawny, produzido pela Caves Messias, é outro vinho fortificado de Portugal, doce, com caráter frutado, notas de frutas secas e algumas nuances de frutas vermelhas, marcado pela madeira.
É ideal para ser degustado como aperitivo ou no final da refeição, acompanhando frutas secas e passas. Conhecido como o sol engarrafado, pela linda tonalidade âmbar e reflexos dourados, o Moscatel de Setúbal DOC, revela aromas de cascas de laranja, mel, frutos secos e notas sutis de chá.
No paladar, é especialmente fresco e equilibrado, apresentando uma ótima persistência. BEBA MENOS, BEBA MELHOR.
.